liatacia@gmail.com

83 3022-4263

Cuidados com a voz

A voz é um dos aspectos da comunicação que mais chama a atenção do outro. Ela é um cartão de visita que revela aspectos importantes da nossa natureza pessoal. Muitas vezes, dependendo da profissão, você pode acabar sobrecarregando a voz. Por isso é importante evitar comportamentos vocais errados que possam desencadear patologias.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados diariamente:

1 – Não grite

Muitas vezes, quando estamos em um lugar muito barulhento, competimos com o barulho para conseguirmos nos comunicar. De que forma fazemos isso? Gritando. Esse aspecto é muito ruim, pois faz você falar alto sem perceber que levantou seu tom de voz.

2 – Muita água

Beba bastante água em temperatura ambiente. Tome goles pequenos durante o dia. A água, ao passar pelas pregas vocais, vai hidratando essa região, para que assim as cordas vibrem com mais facilidade.

3 – Consuma alimentos saudáveis

Evite alimentos muito pesados que possam causar azia e má digestão. Antes de usar a voz, evite alimentos derivados do leite, como chocolate por exemplo. Eles fazem com que haja um aumento de secreção na região vocal. Um alimento que ajuda a “limpar” as cordas vocais, por ser adstringente, é a maçã.

4 – Evite o cigarro

O cigarro é inimigo da voz saudável. Um dos maiores cuidados com a voz é não fumar, já que a fumaça do fumo pode causar edema, infecções e aumentar as chances de câncer de laringe e de pulmões.

5 – Cuidado com certas bebidas

Café, bebidas gasosas e o álcool irritam a laringe. Não abuse dessas bebidas, principalmente do álcool, já que ele propicia abusos vocais.

6 – Pode bocejar

Um dos cuidados com a voz é bocejar! Isso mesmo, quando acordar pode se espreguiçar, fazer alongamentos e bocejar bastante, pois desse jeito você vai alongar e aquecer suas cordas vocais.

7 – Postura ereta

Quando estiver falando, mantenha sua postura ereta, sem tensão. Nunca incline a cabeça. Esses cuidados devem ser tomados até mesmo quando você está falando ao telefone ou celular.

8 – Cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado prejudica a voz porque resseca o trato vocal, o que exige um esforço acima do normal às pregas vocais.

9 – Preserve a voz quando estiver doente

Quando estiver com gripe, crise alérgica, cansado ou muito estressado, evite falar muito, já que você estará prejudicando a sua voz.

10 – Cuidado com roupas apertadas

Um dos cuidados com a voz é não utilizar roupas apertadas na região do pescoço e cintura. Isso porque você vai dificultar o movimento da laringe e do diafragma.